Câmara Municipal de Areia Branca Aprova Projeto de Lei que Incentiva Doação de Sangue com Desconto no IPTU

por Equilíbrio Eficaz publicado 10/11/2023 00h00, última modificação 17/11/2023 14h51
Iniciativa legislativa visa fomentar o HemoCentro de Mossoró, que atende a nossa região

Câmara Municipal de Areia Branca aprovou um Projeto de Lei do Legislativo que promete incentivar a doação de sangue na região, além de beneficiar os doadores engajados. A proposta, de autoria do vereador Renan de Lima Souza (PC do B), foi aprovada durante a sessão ordinária e traz um estímulo inovador: desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

De acordo com o projeto de lei, para se qualificar ao desconto no IPTU, os munícipes de Areia Branca deverão comprovar a doação de sangue em pelo menos duas ocasiões durante o ano, em uma das unidades do Hemocentro, localizado em Mossoró. O desconto será aplicado sobre o valor total do IPTU devido pelo proprietário do imóvel.

O vereador Renan de Lima Souza ressalta a importância da medida, não apenas como um benefício fiscal, mas como um gesto solidário que impacta diretamente na vida de muitas pessoas. "A doação de sangue é um ato nobre e altruísta. Com essa iniciativa, queremos não só reconhecer e incentivar esse gesto, mas também contribuir para o aumento dos estoques do Hemocentro de Mossoró, que desempenha um papel crucial no atendimento à nossa região", destacou o vereador.

Quanto ao percentual do desconto, ele será regulado pela Secretaria Municipal de Tributação, visando equilibrar os benefícios fiscais e garantir a efetividade da proposta. É importante ressaltar que o desconto não será cumulativo com outras formas de incentivo ou benefício fiscal já concedidos pelo município.

A medida vem em um momento oportuno, considerando que o Hemocentro de Mossoró enfrenta frequentemente a escassez de estoques, o que pode comprometer o atendimento a pacientes que dependem de transfusões sanguíneas. Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Areia Branca reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e busca envolver a comunidade em ações que tenham um impacto positivo na saúde coletiva. O Projeto de Lei agora aguarda a sanção do Executivo Municipal para entrar em vigor.