Câmara Municipal de Areia Branca aprova resolução para a criação da Escola do Legislativo

por Equilíbrio Eficaz publicado 08/06/2023 00h00, última modificação 14/06/2023 22h04
Resolução 004/2023 investe na educação cívica com a criação da Escola do Legislativo.

Em uma sessão histórica, a Câmara Municipal de Areia Branca aprovou por unanimidade a resolução que estabelece a criação da Escola do Legislativo do município. Esta iniciativa vem do Projeto de Resolução 004/2023, de autoria do presidente da Mesa Diretora, vereador Renan de Lima Souza (PCdoB). Com essa iniciativa, os vereadores buscam fortalecer a participação popular, promover a transparência e capacitar os cidadãos interessados em compreender o funcionamento do poder legislativo local.

A resolução, recebeu apoio de todos os parlamentares presentes na sessão e foi saudada como um avanço significativo para a democracia e a educação cívica em Areia Branca. A Escola do Legislativo terá como objetivo principal fomentar o interesse dos cidadãos pela política, estimulando sua participação ativa nos processos de tomada de decisão e proporcionando conhecimentos sobre os princípios democráticos e o funcionamento do legislativo municipal.

A Escola do Legislativo do município de Areia Branca, que é vinculada diretamente ao Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, receberá o nome de “Escola Legislativa Areia-branquense”. Com a aprovação da resolução, a Escola do Legislativo terá autonomia para elaborar e promover cursos, palestras, seminários e demais atividades educativas voltadas para a formação política de nossos conterrâneos. Além disso, a escola buscará parcerias com instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades públicas, a fim de enriquecer sua grade de atividades e ampliar o alcance de seus programas educacionais.

A iniciativa de Areia Branca segue a tendência de outros municípios brasileiros que já possuem suas próprias escolas legislativas, como forma de fortalecer a cidadania e o exercício da democracia. Com sua criação, nossa população terá acesso a conhecimentos políticos essenciais, além de oportunidades de participação ativa nos processos decisórios e uma compreensão mais profunda sobre o papel do legislativo municipal.

Com essa resolução pioneira, a Câmara Municipal de Areia Branca demonstra seu compromisso com a transparência, a educação cívica e a aproximação com a população, proporcionando uma formação política sólida e abrindo