Câmara Municipal de Areia Branca sedia atividades em apoio ao Abril Azul

por Equilíbrio Eficaz publicado 01/04/2024 00h00, última modificação 15/04/2024 08h49
Conscientização acerca das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi tema de palestra no plenário da casa legislativa

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, interação social e comportamento das pessoas que o têm. Compreender o Autismo vai muito além de conhecer suas características; é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos os indivíduos, independentemente de suas diferenças.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Areia Branca, em apoio ao Abril Azul, Mês de Conscientização sobre o Autismo, sediou atividades em parceria com a Associação Elo de Areia Branca. O ponto alto dessas foi uma palestra realizada no plenário da câmara, ministrada pelo renomado pediatra Gledson Cavalcante, especialista em neurodesenvolvimento.

Durante a palestra, intitulada "Construindo pontes de compreensão e conscientização sobre o Autismo", o Dr. Gledson Cavalcante abordou não apenas os aspectos clínicos do Autismo, mas também a importância da sociedade compreender e acolher as pessoas com TEA. Ele destacou a necessidade de promover a inclusão, proporcionar acesso a serviços adequados e garantir o respeito aos direitos das pessoas autistas.

A ELO não limitou a programação à palestra. Durante toda a semana, foram realizadas diversas atividades de conscientização, como rodas de conversa e exposições educativas. Essas iniciativas visam sensibilizar a comunidade sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas autistas e suas famílias, estimulando a empatia, o entendimento e o acolhimento.

É fundamental que a sociedade compreenda que o Autismo não é uma doença, mas sim uma condição que traz características únicas e talentos especiais. Ao compreender e respeitar essas diferenças, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e realização pessoal.

A Câmara Municipal de Areia Branca reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade e o respeito aos direitos de todas as pessoas, contribuindo para a construção de uma comunidade mais inclusiva e acolhedora para todos os cidadãos.