Com a Virgem dos Navegantes, lançamos as redes em águas mais profundas: 112ª Festa em Honra à Padroeira dos Marítimos começa em Areia Branca - RN

por Equilíbrio Eficaz publicado 05/08/2023 00h00, última modificação 21/08/2023 17h54

Os primeiros raios de sol iluminaram o céu da cidade costeira de Areia Branca no último sábado, 5 de agosto, marcando o início das festividades em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos. A 112ª edição da festa, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, traz como tema "Com a Virgem dos Navegantes, lançamos as redes em águas mais profundas", e tem como lema "Corações ardentes, pés a caminho".

As atividades religiosas que compõem o evento têm sua duração estendida até o dia 15 de agosto, e são um reflexo da devoção profunda que a comunidade de Areia Branca e fiéis de outras cidades do Rio Grande do Norte e estados vizinhos têm à Virgem dos Navegantes.

A festa contou com uma cerimônia de abertura emocionante, que reuniu moradores locais, pescadores, marinheiros e devotos da Virgem dos Navegantes. A celebração eucarística, trouxe à tona o sentimento de fé e esperança que a Virgem dos Navegantes representa para aqueles que dependem das águas e do mar para seu sustento e subsistência.

Paralelamente à programação religiosa, a Prefeitura de Areia Branca promove uma ampla variedade de atividades artísticas e culturais. Grandes shows e apresentações estão programados para todas as noites, no Largo Geralda Cruz, logo após as celebrações religiosas. Esta interação entre a fé e a cultura local demonstra a importância da Virgem dos Navegantes como uma figura unificadora, que transcende as fronteiras da religião e se entrelaça com a identidade da cidade.

O ponto alto das festividades ocorre nas procissões marítima e terrestre, que ocorrerão nos dias finais da celebração, a procissão marítima, que percorre as águas calmas do nosso rio Ivipanim, e a procissão terrestre, que se estende pelas ruas históricas da cidade, são momentos que unem a comunidade em torno de sua fé e tradição.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é mais do que um evento religioso; é uma celebração da cultura, da fé e da conexão profunda que a população de Areia Branca tem com o mar. À medida que os dias de festa avançam, a cidade se enche de alegria, música, dança e fé, fortalecendo os laços entre os habitantes e seus vizinhos de cidades vizinhas.

As comemorações continuam até o dia 15 de agosto, prometendo uma jornada rica em espiritualidade e confraternização. Com as procissões marítima e terrestre como ápice, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Areia Branca é uma demonstração vívida da crença e da devoção que unem as pessoas, sejam elas marítimas ou terrestres, em torno da protetora dos navegantes.

Fonte: https://papocultura.com.br/festa-de-nossa-senhora-dos-navegantes-areia-branca/

Fonte: https://papocultura.com.br/festa-de-nossa-senhora-dos-navegantes-areia-branca/