Vereador Chiquinho da Redonda aprova Projeto de Lei que visa promover maior proteção nas escolas

por Equilíbrio Eficaz publicado 02/05/2023 00h00, última modificação 10/05/2023 21h01
Projeto aprovado em plenário

Ainda no mês de Abril, foram aprovadosdois projetos de lei do Legislativo, ambos de autoria do vereador Francisco das Chagas Câmara, o Chiquinho da Redonda (PSDB), ambos visam garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes da rede pública municipal de ensino.

O primeiro projeto, de número 004/2023, dispõe sobre a instalação de catraca eletrônica e detector de metal nas escolas de ensino infantil e ensino fundamental da rede pública municipal de ensino. A medida tem como objetivo principal garantir a segurança dos estudantes, protegendo as crianças do município de possíveis situações de risco e violência.

Com a instalação da catraca eletrônica, será possível controlar o acesso de pessoas às unidades escolares, permitindo a entrada apenas de alunos, professores e funcionários autorizados. Já o detector de metal será utilizado para identificar a presença de objetos cortantes, armas de fogo e outros materiais que possam colocar em risco a integridade física dos estudantes.

O segundo projeto, de número 005/2023, trata da prestação de serviço de psicologia nas escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Areia Branca-RN. O objetivo é promover a saúde mental dos estudantes e profissionais que trabalham nas escolas.

A medida tem como objetivo principal garantir o bem-estar destes, ajudando-os a lidar com questões emocionais, sociais e comportamentais. Com o atendimento psicológico dentro das escolas, todos terão acesso a um suporte profissional para lidar com situações difíceis, como conflitos familiares, dificuldades de relacionamento e pressão por resultados acadêmicos.

O autor dos projetos, o vereador Francisco das Chagas Câmara, destacou a importância das iniciativas para a proteção e o bem-estar das crianças do município: "Esses projetos são medidas necessárias e urgentes para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos alunos. Com a instalação de catracas eletrônicas e detectores de metal, estamos reforçando o compromisso da educação municipal com a proteção das nossas crianças. E com a prestação de serviço de psicologia nas escolas, estamos garantindo que nossos alunos tenham acesso a um atendimento profissional de qualidade dentro das próprias unidades escolares".